Plugin ini belum teruji dangan 3 rilis besar WordPress. Kemungkinan tidak lagi dipelihara atau didukung, dan mungkin menghadapi masalah kompatibilitas bila digunakan dengan versi WordPress yang lebih baru.

Pix por Piggly (para Woocommerce)

Deskripsi

Pix por Piggly v2.0.0

Importante: Como a regra de versionamento de código manda, a versão 2.x será incompatível com a versão 1.x não tenha dúvidas disso. A versão 2.x foi projetada para ser totalmente compatível com as APIs do Pix, que atualizam automaticamente os pedidos, e essas APIs vão mudar sim o comportamento do Pix. Versões desatualizadas de MySQL e PHP podem ser o problema e dificultar a compatibilidade. E estamos nos esforçando para lançar micro-correções para essas necessidades. A qualquer momento é possível fazer o downgrade para a versão 1.x e continuar utilizando todos os recursos dela que já estão otimizados e não precisavam de atualização como uma versão 1.x.

O melhor plugin para pagamentos via Pix no Woocommerce. Na versão 2.0.0 o plugin está melhor mais dinâmico e muito mais responsivo. Veja mais detalhes.

Sempre atualize para continuar aproveitando

O Pix é o mais novo método de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central do Brasil. Você encontra todos os detalhes na página oficial do Pix.

O plugin é permitir que você utilize o método de pagamento Pix em sua loja Woocommerce sem qualquer custo de forma simples, rápida e direta. Acesse as configurações do plugin em Pix por Piggly no menu lateral.

Se você apreciar a função deste plugin e quiser apoiar este trabalho, sinta-se livre para fazer qualquer doação para a chave aleatória Pix aae2196f-5f93-46e4-89e6-73bf4138427b ❤.

Não esqueça de deixar a sua avaliação sobre o plugin! Isso nos incentivará a lançar mais atualizações e continuar prestando um suporte de qualidade.

Recursos que só o Pix por Piggly tem

  • ✅ Tratamento automático de dados, não se preocupe com o que você digita. O plugin automaticamente detecta melhorias;
  • ✅ Permita que o cliente envie o comprovante por uma página segura, pelo Whatsapp e/ou Telegram;
  • ✅ Atualize automaticamente o pedido quando um comprovante for enviado;
  • ✅ Defina uma data de expiração de pagamento do Pix;
  • ✅ Envio de e-mails para os eventos: quando o Pix estiver próximo de expirar, quando o Pix expirar, quando o Pix for pago e quando o Pix for criado para pagamento;
  • ✅ Teste o seu Pix a qualquer hora, antes mesmo de habilitar o plugin;
  • ✅ Aplique desconto automático, sem criação de cupons, ao realizar o pagamento via Pix;
  • ✅ Visualize os dados do Pix gerado na página do pedido;
  • ✅ Importe os dados Pix de uma chave Pix válida e preencha os dados da Conta Pix automaticamente;
  • ✅ Utilize Merge Tags, em campos disponíveis, para substituir variáveis e customizar ainda mais as funções do plugin;
  • ✅ Páginas dedicadas para o pagamento do Pix e envio de comprovantes, que podem ser acessados via “Minha Conta”;
  • ✅ Suporte a API do Woocommerce.

Versão `2.0.0`

Na versão 2.0.0 promovemos várias mudanças no formato no plugin, tanto para facilitar quando para deixar o fluxo de pagamento mais simples e dinâmico. Algumas opções foram removidas, enquanto outras foram mantidas. Leia abaixo em detalhes tudo que está diferente.

E-mails

👎 Antes

👉 Era possível escolher o modelo de e-mail na qual o pagamento Pix seria anexado e, ainda, escolher a posição deste pagamento.

❌ Por que mudamos?

Muitos relatavam conflitos e dificuldades para gerenciar o conteúdo do e-mail, enquanto outros utilizavam plugins desatualizados que quebravam os e-mails. Isso acontecia, pois dependiamos de uma action localizada no modelo de e-mail selecionado para carregar os dados do Pix.

👍 Agora

👉 Criamos diversos modelos de e-mails, entre eles: quando o Pix estiver próximo de expirar, quando o Pix expirar, quando o Pix for pago e quando o Pix for criado para pagamento.

👉 Não anexamos mais as informações do Pix no e-mail para evitar SPAM e compartilhamento desnecessário dos dados. Criamos um link único para o cliente acessar e visualizar todos os dados de pagamento novamente.

Comprovantes

👎 Antes =

👉 Era possível selecionar uma página para enviar o comprovante e utilizar qualquer formulário desejado. Também era possível utilizar o shortcode [pix-por-piggly-form] para utilizar o recurso nativo do plugin para recebimento de comprovantes.

❌ Por que mudamos?

Alguns clientes enviavam de forma errada ou a forma como o shortcode [pix-por-piggly-form] era utilizado prejudicava a experiência criando diversos comprovantes desnecessários e produzindo muito lixo na pasta de uploads.

👍 Agora

👉 Será utilizado um link permanente exclusivo para que o usuário faça o envio do comprovante Pix, garantindo todas as validações necessárias para que o usuário envie sempre para o pedido correto.

👉 O comprovante enviado será automaticamente associado ao Pix relacionado ao pedido e sempre será considerado o último comprovante enviado.

Pedidos

👎 Antes

👉 Ao selecionar o Pix, o pedido automaticamente migrava o status para Aguardando o Pagamento, também era possível utilizar o status Comprovante Pix Recebido quando o comprovante era enviado.

❌ Por que mudamos?

Alguns usuários acharam o status Comprovante Pix Recebido muito complicado e tinham rotinas que impediam o uso.

Migrar para o status Aguardando o Pagamento também não é mais uma opção, uma vez que os Pix podem ser confirmados tanto por API quanto por comprovantes.

👍 Agora

👉 Agora, por padrõa, o pedido ficará como Pendente atéq ue o cliente envie o comprovante ou que uma API Pix atualize o Pix como pago.

👉 Quando o cliente enviar um comprovante, o status é migrado para sair da situação como Pendente.

👉 Também foi adicionado um recurso para atualizar automaticamente o status do pedido para Pago quando o Pix for pago.

👉 Tanto o status para Comprovante Enviado quanto para Pedido Pago podem ser configurados. Não recomendamos que o Comprovante Enviado marque o pedido como pago…

Endpoints

👍 Agora

👉 Foram criados dois endpoints exclusivos dentro do ambiente “Minha Conta” do Woocommerce. Um para o realizar o pagamento pendente do Pix e outro para enviar o comprovante de pagamento.

👉 Os endpoints podem ser acessados a qualquer momento desde que o cliente tenha autorização e eles estejam liberados para acesso.

Templates

👍 Agora

👉 Atualizamos todos os templates, será necessário revisá-los para que eles funcionem corretamente caso você tenha realizado alguma personalização.

Filtros e Ações

A partir da versão 2.0.0 é possível utilizar os filtros e as ações abaixo:

👍 Filtros

  • pgly_wc_piggly_pix_discount_applied Personaliza o valor calculado para o desconto antes de aplicar;
  • pgly_wc_piggly_pix_payload Personaliza ou altera o objeto Payload do Pix antes de gerar o código;
  • pgly_wc_piggly_pix_pending_status Personaliza o status de pending ao criar um pedido com pagamento Pix;
  • pgly_wc_piggly_pix_process Personaliza o objeto PixEntity antes de processar o Pix.

👍 Ações

  • pgly_wc_piggly_pix_webhook Executa o webhook do Pix;
  • pgly_wc_piggly_pix_to_pay Logo após o Pix ser criado e associado ao pedido;
  • pgly_wc_piggly_pix_after_save_receipt Logo após criar (e salvar) o comprovante do Pix;
  • pgly_wc_piggly_pix_close_to_expires Quando o Pix está próximo da expiração.

Principais melhorias

  • ✅ Alteração da cor do ícone do Pix;
  • ✅ Formulário integrado para envio de comprovante;
  • ✅ (Opcional) Atualização automática do pedido com comprovante recebido;
  • ✅ Desconto automático para pagamento via Pix.
  • ✅ Reformulação das configurações;
  • ✅ Criação da metabox Pix nos pedidos pagos via Pix;
  • ✅ Otimização para geração dos QR Codes;
  • ✅ Desconto automático para pagamento via Pix.

Performance

Toda a estrutura e código do plugin foram atualizados para garantir a melhor performance, agora todos os dados de um Pix criado são salvos em uma tabela de dados que evita a recriação do Pix. Os QR Codes e os comprovantes também são associados ao Pix que permite um único arquivo de cada, mantendo a biblioteca de uploads sempre limpa.

Como funciona?

Assim como é feito atualmente com uma transferência eletrônica no Woocommerce, o Pix por Piggly permite aos consumidores escolherem o método de pagamento Pix, então eles recebem as instruções de pagamento e enviam o comprovante. Você também pode aplicar um desconto automático para pagamentos via Pix.

Bem simples né?

Para permitir isso, nosso plugin segue todas as propostas do padrão EMV®1, implementado pelo Banco Central do Brasil, você pode ler mais sobre isso em Especificações Técnicas. Utilizamos a nossa bibliteca piggly/php-pix para manipular e gerar os códigos pix.

Dessa forma, nosso plugin gera os três principais métodos de pagamento Pix:

  1. Um QR Code com o código Pix;
  2. O código Pix em formato de texto para utilização da função Pix Copia & Cola;
  3. Pagamento manual com os dados Pix fornecidos.

Nosso plugin gera de forma automática o código Pix com base nas informações do Pedido e nas informações preenchidas na configuração do plugin.

Não importa como você digita a chave Pix, ela será automaticamente convertida para os formatos apropriados, okay? Caso ela esteja inválida, de acordo com o formato escolhido, você será notificado.

Testes realizados

O código Pix gerado por esse plugin, incluindo a função QR Code e Pix Copia & Cola, foi testado nos seguintes aplicativos de banco:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • BMG;
  • Bradesco;
  • C6;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Nubank;
  • PagPank;
  • Santander.

Como o código utiliza o padrão do Pix é possível que funcione em todos os bancos. Mas, caso encontre problemas ou dificuldades não hesite em abrir uma thread no Suporte do Plugin ou enviar um e-mail para dev@piggly.com.br.

Perguntas Frequentes

Qual é a licença do plugin?

Este plugin esta licenciado como GPLv2. Ele é distrubuido de forma gratuita.

O que eu preciso para utilizar este plugin?

  • Ter instalado o WordPress 4.0 ou superior;
  • Ter instalado o plugin WooCommerce 3.0 ou superior;
  • Utilizar a versão 7.2 do PHP;
  • Ter a extensão gd para PHP habilitada, veja detalhes aqui;
  • Possuir uma conta bancária com Chave Pix.

Posso utilizar com outros gateways de pagamento?

Sim, esse plugin funciona apenas como um método de pagamento adicional, assim como acontece com o método de transferência eletrônica.

Como aplicar desconto automático?

Na página de configurações do Plugin, acesse Pedidos e insira um valor e um rótulo para o desconto Pix. O desconto será automaticamente aplicado quando o cliente escolher o método de pagamento Pix.

Como conferir o pagamento Pix?

A conferência do Pix ainda é manual, assim como acontece em uma transferência eletrônica. Para facilitar, o plugin gera os Pix com um código identificador. Esse código possuí um valor estático de 25 caracteres.

Abra o pedido criado no Woocommerce e verifique o código identificador do Pix, ao abrir o aplicativo do seu banco, você poderá ver detalhes sobre o recebimento Pix e, na maioria dos bancos, o pagamento estará identificado com o código identificador do Pix.

= Não tem como atualizar o pagamento Pix automaticamente?

Para validar se um Pix foi pago a maioria dos bancos emissores irão cobrar taxas, assim como os intermediadores de pagamento. Se você faz parte de um banco emissor que já implementa a API Pix, pode entrar em contato com a gente em dev@piggly.com.br para que possamos implementar a solução.

Gerei o código Pix, mas não consigo efetuar o pagamento. E agora?

Nas configurações do Plugin acesse “Suporte” e verifique a seção “O plugin gera o QR Code, mas não consigo pagá-lo”, lá estarão algumas dicas automáticas que podem ajudar você. Se ainda sim precisar de algum suporte, abra um chamado enviando um e-mail para dev@piggly.com.br.

Como customizar os templates?

Nas configurações do Plugin acesse “Suporte” e verifique a seção “Como substituir os templates de e-mail e da página de obrigado”.

AVISO: Ao customizar os templates você pode perder funcionalidades importantes do plugin e comportamentos pré-existentes nos templates originais. Tenha certeza sobre o que está fazendo para garantir que tudo funcione como deve ser. Não prestaremos suporte para customizações.

Como instalar?

No diretório oficial do WordPress

A página oficial do plugin pode ser encontrada em: wordpress@pix-por-piggly.

No repositório do Github

Vá para Releases neste repositório e faça o download em .zip da versão mais recente.

Então, no Painel Administrativo do WordPress, vá em Plugins > Adicionar novo e clique em Upload plugin no topo da página para enviar o arquivo .zip.

Você precisará, posteriormente, ir até a pasta do plugin no terminal do seu servidor Web e executar o comando composer install caso escolha essa opção.

Da origem

Você precisará do Git instalado para contruir da origem. Para completar os passos a seguir, você precisará abrir um terminal de comando. Clone o repositório:

git clone https://github.com/piggly-dev/wc-piggly-pix.git

Você precisará, posteriormente, executar o comando composer install caso escolha essa opção.

Como utilizar?

Após a instalação do plugin, vá até Plugins > Plugins instalados, ative o plugin Pix por Piggly para Woocommerce. Assim que você ativar, o plugin já estará disponível em Woocommerce > Configurações > Pagamentos e você poderá inserir todas as configurações pertinentes.

Preencha corretamente a sua chave Pix. Você pode testar nas configurações do plugin o funcionamento do Pix mesmo que o módulo esteja desativado.

Tangkapan Layar

  • Exemplo do método de pagamento durante o Checkout;
  • Exemplo das instruções com as informações de pagamento;
  • Método de pagamento nas configurações do Woocommerce;
  • Configurações gerais do método de pagamento;
  • Preencha os dados da sua conta Pix;
  • Ou, importe os dados Pix de um código Pix Copia & Cola;
  • Configure pedidos, e-mails e desconto automático para o pagamento Pix;
  • Controle o envio de comprovantes dos pagamentos via Pix;
  • Teste o pagamento via Pix antes de habilitar o módulo;
  • Metabox Pix no pedido realizado via Pix.

Ulasan

17 Februari 2024
Infelizmente parou de funcionar e buga toda a experiência do usuário na hora de pagar. É uma pena. Era um excelente plugin.
17 Mei 2023
Faz o que promete e o principal, é confiável.
Baca semua 69 ulasan

Kontributor & Pengembang

“Pix por Piggly (para Woocommerce)” adalah perangkat lunak open source. Berikut ini mereka yang sudah berkontribusi pada plugin ini.

Kontributor

Log Perubahan

2.0.29

  • Correção de erro ao enviar arquivo do comprovante.

2.0.25

  • Adição do menu “Processamento do Pix” para maior controle da cronjob e do processamento imediato do Pix.
  • Novos avisos adicionados e nomenclatura dos Pix alterada.

2.0.24

  • Pequenas correções.

2.0.23

  • Pequenas correções;
  • Prevenção de cancelamento automático.

2.0.22

  • Limpeza dos logs;
  • Alerta de Modo Debug ativo;
  • Filtragem básica dos Pix criados.

2.0.21

  • Bug na atualização do Pix.

2.0.20

  • Melhorias nas mensagens de retorno de erro e sucesso;
  • Desabilitação da limpeza automática;
  • Atualização automática do Pix com botão “Já realizei o pagamento” para APIs do Pix.

2.0.19

  • Correção de permissão de logs durante execução da cronjob;
  • Correção na data de atualização do Pix;
  • Correção no envio de notificação de Pix próximo a expiração;
  • Remoção do Pix ao remover o pedido;
  • Atualização automática para a página de pedido concluído, quando em uso da API do Pix;
  • Correção da atualização da Cron Job para executar a cada minuto;
  • Ação para executar os webhooks da API do Pix;
  • Exibição do e2eid identificando o pagamento do Pix, quando em uso da API do Pix;
  • Rotina para limpeza dos Pix expirados ou cancelados;
  • Reorganização do menu Pix por Piggly.

2.0.18

  • Correção da detecção de Pix próximo à expiração;
  • Habilitação da API do Woocommerce para pedidos Pix;
  • Melhoria nos logs de debug para identificar envio dos e-mails.

2.0.17

  • Correção nos modelos de e-mails;

2.0.16

  • E-mail quando o Pix for criado;
  • Exibição da data de expiração no template de pagamento;
  • Melhorias na interface de configuração;
  • Melhorias de comunicação nas páginas do plugin.

2.0.15

  • Correção de bug na metabox do pedido.

2.0.14

  • Personalização do destinatário dos e-mails administrativos;
  • Correção no ícone do Pix;
  • Opção para cancelar o pedido quando o Pix expirar;
  • Recriação da cronjob ao atualizar.

2.0.12/2.0.13

  • Correção de bugs nas configurações do plugin;
  • Adição da personalização do status de aguardando o pagamento.

2.0.11

  • Opção para reduzir o estoque do pedido assim que o Pix é criado;
  • Posição dos links de comprovante;
  • Estoque reduzido assim que o comprovante Pix é enviado;
  • Opção de ocultar valor do Pix antes dos dados Pix.

2.0.9/2.0.10

  • Micro-correções.

2.0.8

  • Correção no banco de dados.

2.0.7

  • Correção no banco de dados.
  • Notificação sobre atualização dos Links permanentes.

2.0.6

  • Correção para salvar informações de desconto Pix.

2.0.4/2.0.5

  • Correção no banco de dados.

2.0.3

  • Correção para aceitar a ausência de banco no Pix.

2.0.2

  • Notifica sobre atualização dos endpoints.

2.0.1

  • Micro correções.

2.0.0

  • Novo release com mudanças substanciais no núcleo do plugin.

1.3.14

  • Bug no shortcode [pix-por-piggly] que não retorna o template;
  • Bug no desconto de pagamento e valor corrigido quando há cupom de desconto aplicado;
  • Liberação da tela para APIs;
  • Acionamento de actions e filters.

1.3.13

  • Aumento de segurança na validação dos arquivos enviados como comprovantes;
  • Correção de bug na página de “Comprovantes Pix”;
  • Outras melhorias e correções.

1.3.12

  • Pequenas correções e melhorias.

1.3.11

  • Correção de exibição duplicada dos shortcodes;
  • Melhorias no sistema de upload dos comprovantes;
  • Redirecionamento após comprovante recebido com sucesso;
  • Outras correções e melhorias.

1.3.10

  • Validação dos arquivos .htaccess;
  • Correção de problemas com valores Pix.

1.3.9

  • Bug na exibição do desconto no HTML;
  • Formato numérico corrigido na página de pagamento via Pix.

1.3.8

  • Gestão eficiente e otimizada dos comprovantes Pix para exclusão e busca de comprovantes.

1.3.7

  • Correção no arquivo .htaccess que gera um erro 403 ao acessar os comprovantes.

1.3.6

  • Descrição avançada com Pix com passos para pagamento.

1.3.5

  • Escolher cor do ícone para o Pix;
  • Ocultar o status “Comprovante Pix Recebido” no painel de pedidos;
  • Correções e melhorias indicadas no suporte.

1.3.4

  • Correção do bug para a primeira instalação do plugin, retornando valores vazios.

1.3.3

  • A mudança do status para “Comprovante Pix Recebido” tornou-se opcional.

1.3.2

  • Correção para ocultar o botão “Enviar Comprovante”.

1.3.1

  • Correção do erro fatal no método remove_qr_image.

1.3.0

  • Suporte a formulário nativo para envio dos comprovantes;
  • Melhorias no shortcode [pix-por-piggly];
  • Melhorias e correções em gerais.

1.2.4

  • Atualização dos paineis de configuração;
  • Melhoria na criação dos arquivos de QR Code contra erros de cachê;
  • Suporte a API do Woocommerce;
  • Correção da leitura de telefones internacionais no campo de Telefone do Whatsapp.

1.2.3

  • Corrige avisos do PHP e permite o ID da transação vazio como ***.

1.2.2

  • Correção da ausência do botão em Teste seu Pix.

1.2.1

  • Auto corrige automaticamente os campos do dados Pix baseado no Banco selecionado.

1.2.0

  • Reformulação das configurações;
  • Criação da metabox Pix nos pedidos pagos via Pix;
  • Otimização da geração dos QR Codes;
  • Desconto automático para pagamento via Pix.

1.1.14

  • Dicas de apoio para preenchimento do Pix;
  • Correções dos botões Whatsapp e Telegram no e-mail;
  • Link para ver o pedido no e-mail ao invés do link para pagamento;
  • Correções ao salvar configurações;
  • Adição do caminho para sobrescrever os templates.

1.1.13

  • Adição do botão de configuração e ajustes na importação;

1.1.12

  • Correções de bugs;

1.1.11

  • Melhorias no texto de apoio e captura de erros com textos de apoio;

1.1.10

  • Correção de bug no envio de e-mail;

1.1.9

  • Correção de bugs para versões 7.3- do PHP;

1.1.8

  • Correção de bugs, melhorias da documentação, controle de erros e inserção nas instruções via e-mail;

1.1.7

  • Correções e melhorias;

1.1.6

  • Correção do bug no campo Whatsapp, correção dos bugs com chaves vazias, controladores de e-mail e status;

1.1.5

  • Atualização da formatação do campo Identificador;

1.1.4

  • Botões para Whatsapp e Telegram, além de melhorias no layout;

1.1.3

  • Suporte para o PHP 7.2 (conforme solicitado por muitos utilizadores);

1.1.2

  • Atualização da biblioteca piggly/php-pix e do painel de configurações;

1.1.1

  • Atualização da biblioteca piggly/php-pix;

1.1.0

  • Correções de bugs;
  • Melhorias na exibição do Pix no e-mail e na tela;
  • Ajuste de visualizações com base nas opções selecionadas;
  • Melhorias no núcleo do plugin;

1.0.3/1.0.4

  • Correções de bugs e reposicionamento das descrições;

1.0.2

  • Melhorias no design das informações de pagamento;

1.0.1

  • Melhorias no design das informações de pagamento;
  • Correções de pequenos bugs;
  • Inclusão para encaminhar até a página para upload de arquivos;
  • Inclusão da página “Teste seu Pix”.

1.0.0

  • Versão inicial do plugin.